O mundo todo meu


Eu estou vivo e vocês estão mortos.


"Pensar? Aqui está: é o pensamento, ele apenas não pode ser separado de mim.  eu sou, eu existo, isso é certo.  em que medida porém?  Na medida em que penso.  Afinal poderia talvez até ocorrer que eu, se eu parasse completamente de pensar, cessasse e então imediatamente deixar de existir.  Sou então precisamente apenas um ser pensante, ou seja, espírito, alma, entendimento, razão - muitas expressões cujo significado me era antes desconhecido.  Sou, porém, uma coisa verdadeira e verdadeiramente existente.  Mas que coisa?  Ora - eu já disse - uma coisa pensante"
DESCARTES

Como Descartes nos coloca em sua célebre frase: "penso logo existo", me confirma a minha existência dentro da minha caixa onde habito e sou consciente.  Do outro  lado temos Chalmers que nos diz que os outros seres podem ser simplesmente pessoas que se comportam como seres conscientes porém não o são, e que estão programadas para se comportarem como tal.  Isso me trás um sentimento de solidão e fascínio por um universo inteiro criado para satisfazer a minha singular existência.

 

E apenas pre-supor haver consciência nos outros seres humanos pelo simples fato de serem semelhantes a mim é um erro. Acreditar em todas as possibilidades sim é um meio de estarmos mais próximos da verdade. 

 

É concebível que todas as criaturas do mundo sejam destituídas de inteligência, de vontade, que sejam vazias, e apenas responderem a programações previamente estabelecidas.  Talvez uma inteligência artificial para faze-las gritarem quando espetadas, de rirem quando oportuno, de brigarem quando incitadas, de pularem quando contentes e resumidamente agirem como se humano fossem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma vida de vícios