Não mate o mensageiro (Ne nuntium necare)



Ao redor do mundo inteiro, a liberdade de expressão está em crise. Existem acontecimentos marcantes dos últimos anos, como Vladimir Putin proibir que um meme seu circulasse. Assim como a perseguição e falência da Gawker, um site de notícias que desagradou um investidor do Vale do Silício. E até a revelação bombástica de Edward Snowden que o levou para o exílio. E como uma redatora, esse meu artigo será dedicado à importância da mensagem e do mensageiro.

Ne Nuntium Necare
A expressão em Latim Ne Nuntium Necare tem um significado popularmente conhecido: não mate o mensageiro.

É uma expressão que reflete como devemos receber críticas e mensagens desagradáveis aos nossos ouvidos. Mas nem sempre a mensagem que é desagradável é por si só negativa. Até porque não precisa ser uma notícia ruim para não nos agradar. Basta apenas uma oposição às nossas ideias. Mas muitos esquecem que a contradição é necessária. Assim como deve fazer parte do nosso cotidiano, pois nos leva à nossa própria evolução.

Censura é uma palavra que está cada dia mais forte. E nada mais é que limitar opiniões. Assim, possuindo várias ramificações, como as notícias falsas que servem para justificar a própria censura.

E nessas enormes ondas de notícias falsas, há quem diga que é a década da mentira. No entanto, você lembra de ter sentido que houve, em algum momento da sua vida, um mundo verdadeiramente transparente? Talvez só não fosse tão explícita. Mas a mentira sempre foi muito comum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma vida de vícios